Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Território Serra da Capivara realiza 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Detalhes

 

Foto para matéria conferên. delegados sociedade civilNo último dia 15 de agosto, o Território da Cidadania Serra da Capivara / Território Sertão de São João do Piauí, realizou a 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A ação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF. Tem como objetivo, a partir de um amplo processo participativo, discutir ações/proposições para subsidiar a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontecerá dias 04 e 05 de setembro de 2013, em Teresina Piauí-PI.


Foto para matéria conferência 3A Conferência reuniu 154 pessoas dos 18 municípios que formam o Território Serra da Capivara, sendo: representantes do poder público municipal, estadual e federal, FETAG/PI, STR, MST, Movimento Quilombola, ONGs, Cooperativas, EFA, Emater, técnico/as, agricultores/as e associações. Quase um terço dos agricultores/as presentes são de assentamentos, comunidades tradicionais e quilombolas, onde há atuação do Projeto Dom Helder Camara – PDHC. Este, por compor a coordenação do Comitê Territorial e a Comissão de Organização Territorial (COT), apoiou a Delegacia do MDA/PI na organização da conferência.


“A participação do PDHC no Território se fortalece cada vez mais, o que se comprova na eleição dos delegados/as que participarão da Conferência Estadual. Do total de 12 delegados/as eleitos, 09 estão ligados ao projeto”. Conclui José João, supervisor do PDHC no Território. No Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Território Rural onde o PDHC desenvolve ações, foram eleitos mais 4 delegados/as ligados ao PDHC (mobilizadores sociais, agricultores e técnicos) para a Conferência Estadual.


Foto para matéria conferência 1Além da eleição de um expressivo número de delegados, de algum modo vinculados à ação do PDHC, a conferência em São Raimundo Nonato também colocou a metodologia do projeto como referência, sendo citado em três das quarenta proposições aprovadas e que serão levadas como contribuição do território para o debate das políticas públicas de desenvolvimento rural nas conferências estadual e nacional. Situação semelhante aconteceu na conferência realizada no Vale dos Rios Piauí e Itaueira, onde mais uma vez o PDHC foi citado como referência.



Foto para matéria conferên. delegados poder público Foram trabalhados sete eixos temáticos: desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia; reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres rurais; autonomia e emancipação da juventude rural; e promoção do etnodesenvolvimento. Todos os eixos foram trabalhados e discutidos em rodas de diálogos, debates e trabalhos em grupos. Em seguida forma apresentados para a plenária, discutidos, qualificados, priorizados e aprovados para Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara