Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Feira agroecológica marca Dia Mundial da Alimentação em Quixaba/PE

Detalhes

De verde, a agricultora familiar Adelma FerreiraDe verde, a agricultora familiar Adelma FerreiraFoi inaugurada no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a feira agroecológica da cidade de Quixaba, em Pernambuco. São 8 familias agricultoras de comunidades remanescente de quilombolas e tradicionais assessoradas pelo Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA, que produzem hortaliças e frutas, criam pequenos animais e beneficiam a produção. Apesar da estiagem prolongada, os agricultores familiares estão conseguindo produzir uma diversidade considerável de produtos de forma agroecológica, sem nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico, ofertando na feira produtos naturais e saudáveis que trazem qualidade de vida para os consumidores e para as próprias famílias.

 

Agricultora Joelma Oliveira vendendo sua produçãoAgricultora Joelma Oliveira vendendo sua produçãoNa feira foi possível encontrar alface, coentro, cebolinha, couve, pimenta de cheiro, pimenta de macaco, quiabo, cenoura, abóbora, repolho, berinjela, laranja lima, limão, maracujá, acerola, mel de abelha, ovo de galinha, bolo e doces caseiros e poupa de frutas. A feira agroecológica será semanal, e funcionará toda quarta-feira, no espaço da feira livre do município.

 

Para viabilizar esse importante empreendimento, os produtores agroecológicos contam com o apoio do Projeto Dom Helder Camara (PDHC) e da parceria da Prefeitura Municipal de Quixaba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e a assessoria técnica das organizações parceiras Coopagel, Diaconia e do IPA. “A feira tem uma grande importância pra nós, pois fica perto da nossa comunidade, e é dela que vamos tirar a renda para sustentar nossa família, com a ajuda das nossas entidades parceiras”, comenta Margarida Oliveira, agricultura da comunidade remanescente do Quilombo Gia.

 

Agricultora Margarida Oliveira dando seu depoimentoAgricultora Margarida Oliveira dando seu depoimentoO supervisor territorial do PDHC, Adelmo Santos, afirmou que está prevista a criação de mais duas feiras agroecológicas no Pajeú, com o apoio do Projeto Dom Helder Camara e outros parceiros de assistência técnica do território. As duas feiras envolverão mais 24 famílias agricultoras, nos municípios de Iguaraci/PE e Carnaíba/PE. A abertura da feira agroecológica de Iguaracy será hoje, 21 de outubro; enquanto a da feira de Carnaíba será no próximo dia 1º de novembro.

 

Prefeito de Quixaba, José Pretinho, discursa para os presentesPrefeito de Quixaba, José Pretinho, discursa para os presentesParticiparam também da abertura da feira agroecológica o Prefeito de Quixaba Zé Pretinho, José Pereira, Secretário de Agricultura do município, Valberto Amaral presidente da Coopagel, Miguel Pereira e Elisabete Ferreira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os técnicos Tonhão e Jerônimo do IPA, Cristiano Nunes da Diaconia e Anchieta Alves assessor do Território da Cidadania Sertão do Pajeú.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara