Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Famílias agricultoras inauguram Casa de Sementes no Sertão dos Inhamuns

Detalhes


Visita aos quintais produtivos
Visita aos quintais produtivos
Desde o dia 27 de setembro as famílias agricultoras do assentamento Tira Teima, do município Monsenhor Tabosa/CE, têm uma razão a mais para comemorar. Na data foi inaugurada uma Casa de Sementes, com objetivo de armazenar e conservar sementes crioulas para garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias. O empreendimento contou com apoio da assistência técnica do IDEF e financiamento do Projeto Dom Helder Camara / SDT/ MDA, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Nossa Conquista Tira Teima.


O evento de inauguração da Casa de Sementes teve início com uma visita aos quintais produtivos de cisterna de enxurrada do assentamento, na qual as famílias apresentaram orgulhosas suas produções, conseguidas a despeito do período de estiagem que atinge a região. “Poder plantar nesse período de seca é um presente de Deus”, declarou o agricultor familiar Sebastião Aldenir da Luz de Sousa.


exposição de animaisexposição de animaisA programação contou também com a exposição de pequenos animais da comunidade com o objetivo de demonstrar o potencial pecuário do assentamento, com a exposição de ovinos mestiço de somalis e caprinos mestiço de anglo nubiano. “Criamos poucos animais, mas garantimos a qualidade com o apoio da assessoria técnica do IDEF e PDHC, principalmente pelo período de escassez de água que estamos enfrentando. No início do ano eu tinha 25 cabeças de animais, hoje eu tenho 60 cabeças e consegui tudo isso através do apoio e orientações da assessoria técnica”, destacou o agricultor Antonio Erivaldo Ribeiro da Silva.


O grupo de jovens do assentamento, em comemoração ao evento festivo, apresentou uma música sobre a participação de todas as esferas da sociedade na melhoria da qualidade de vida de todos. Em seguida, o grupo fez encenações de peças teatrais para os presentes.


Diretor do PDHC elogia as famíliasDiretor do PDHC elogia as famíliasA solenidade oficial de inauguração, momento de destaque do evento, contou com a presença de Espedito Rufino e Keila Delly Veríssimo, respectivamente diretor e supervisora local do Projeto Dom Helder Camara; Valfrido Ferreira de Lima, presidente do IDEF; Sandra Souza, estagiária da EFA; e Ana Lúcia, técnica da ONG Flôr do Piqui; além da equipe de técnicos de assessoria técnica do IDEF / PDHC e das famílias do assentamento. O presidente da associação de agricultores familiares local, Antônio de Souza da Luz, destacou a importância da atuação do Projeto Dom Helder: “Com certeza, através da equipe de assistência técnica, (o Projeto Dom Helder) tem sido uma importante ponte entre as famílias e as políticas públicas”.


Casa de SementesCasa de SementesApós a solenidade de inauguração, as famílias apresentaram a estrutura da casa já com as sementes armazenadas no local, além de uma roçadeira e ensiladeira, que estão guardadas em um armazém acoplado a casa. A gestão dos recursos utilizados na construção da casa de sementes foi alvo de elogios pelo diretor do PDHC: “As famílias fizeram uma boa gestão dos recursos ampliando o projeto da casa de sementes, através da construção de um cômodo a mais para guardar o maquinário agrícola da associação”.


O evento foi finalizado com um jantar coletivo.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara