Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Famílias agricultoras inauguram Feira Agroecológica no Sertão do Pajeú/PE

Detalhes

 

O fortalecimento da agroecologia e da agricultura familiar tem sido ampliado no território do Sertão do Pajeú com a inauguração de mais uma feira agroecológica, no dia 21 de outubro, no município de Iguaraci - PE. São 12 famílias agricultoras de comunidades remanescente de quilombolas e tradicionais assessoradas pelo Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA. A feira é uma conquista coletiva não só por ser um espaço de comercialização de produtos agroecológicos, mas também por ser um ambiente de socialização de experiências. O apoio do Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA e das parcerias com a Prefeitura Municipal de Iguaraci, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e a assessoria técnica das organizações parceiras Coopagel, Diaconia, IPA e ADAGRO foram imprescindíveis para a implantação do projeto.

 

As agricultoras Joseane Nunes e Josenilda FirminoAs agricultoras Joseane Nunes e Josenilda FirminoNa abertura da feira foram comercializados uma diversidade de hortaliças, frutas e produtos derivados vegetais e animais. Os consumidores puderam comprar ovos, galinha de capoeira, polpa de umbu e acerola, doces e cocadas caseiros, gergelim, alface, coentro, cebolinha, couve, tomate, pimenta de cheiro, quiabo, cenoura, abóbora, repolho, laranja lima, limão, maracujá, acerola, coco e melancia.  A feira agroecológica funcionará todas as segundas-feiras, no espaço da feira livre local.

 

Agricultor familiar  Ednaldo BarbosaAgricultor familiar Ednaldo Barbosa“A feira agroecológica é uma conquista, junto com a nossa consciência de que estamos comprando e vendendo um produto livre de agrotóxicos”, destacou a agricultora Fancisca Almeida, do assentamento Ramada da Quixabeira. Além da venda de produtos orgânicos, as famílias envolvidas na feira têm suas vidas transformadas a partir da segurança alimentar e geração de renda.

 

Prefeito Francisco DessolesPrefeito Francisco DessolesA abertura da feira agroecológica teve a participação de Adelmo Santos, Supervisor Territorial do Projeto Dom Helder Camara; Francisco Dessoles, Prefeito do município de Iguaraci; Mário Gonçalves, secretário de agricultura; Valberto Amaral, presidente da Coopagel; Moaci Rodrigues, coordenador Regional do IPA; Fábio Torres, da ADAGRO; Manoel Olímpio, representando a Câmara de Vereadores; Fátima Sabino, representando a Diaconia; Inácio Moura, do CMDRS; e Anchieta Alves, assessor do Colegiado Territorial do Pajeú. 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara