Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

III Feira Agropecuária da Agricultura Familiar é realizada no Sertão dos Inhamuns

Detalhes

 

A comunidade Tourão, no município de Monsenhor Tabosa/CE, realizou no dia 28 de setembro a III Feira Agropecuária da Agricultura Familiar – FEAAF. A ideia de realizar a feira surgiu da necessidade das famílias de mostrarem seu potencial agrícola e pecuário através da exposição de animais e produtos agroindustrializados na própria comunidade. Incentivados pelo Projeto Dom Helder Camara/ SDT / MDA e IDEF, as famílias agricultoras realizam a III FEAAF a nível local e vêm participando das feiras municipais regionais e estaduais.


A programação teve início com exposição e comercialização de ovinos e caprinos, que injetou na economia local cerca de R$ 10.000,00 reais. Em seguida, foi realizada uma visita de campo à unidade produtiva do agricultor Ademir de Almeida Santos. O desfile de ovinos e caprinos, tradicional em feiras locais da agricultura familiar, também foi realizado no evento, com a inscrição de trinta e oito ovinos e vinte e sete caprinos.


Durante a realização da feira, a ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará fez uma inspeção da Unidade de Beneficiamento dos Produtos da Agricultura Familiar da Comunidade Tourão. Os agricultores estão buscando a certificação estadual, junto a ADAGRI, para comercialização dos seus produtos.


O concurso leiteiro foi realizado com a participação de agricultores da comunidade de Tourão. O grande potencial leiteiro da comunidade é destaque na região e garante o beneficiamento do leite na Unidade de Beneficiamento dos Produtos da Agricultura Familiar da comunidade, financiada pelo Projeto Dom Helder Camara, a qual tem como foco a produção de derivados de leite de caprino. A degustação de produtos derivados do leite de cabra foi uma atividade de destaque na III FEAAF, pela variedade e qualidade dos produtos degustados. Foram ofertados aos visitantes nove tipos de derivados de leite, entre queijos, bebidas lácteas e doces.


A solenidade oficial da III FEAAF, à noite, encerrou a programação do evento. Estiveram presentes: Sr. Amorim, representando a Secretária de Desenvolvimento Agrário/CE; Espedito Rufino, diretor do Projeto Dom Helder Camara; Sr. Rômulo, coordenador do Projeto Paulo Freire; Adriana, veterinária da Adagri; Tião Rosa, vice-prefeito de Monsenhor Tabosa; e Sérgio Cursino, representando a Secretaria de Agricultura.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara