Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

PDHC apoia lançamento de livro sobre Manejo Sustentável da Caatinga

Detalhes

Em 2010, após um curso sobre manejo da caatinga para técnicos, agricultoras e agricultores experimentadores, o Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA/GEF) lançou um desafio para um dos mais destacados cientistas brasileiros no tema manejo da vegetação nativa, o professor João Ambrósio de Araújo Filho: escrever um livro sobre Manejo da Caatinga no contexto da agricultura familiar. O desafio foi aceito e após esforços conjuntos entre Projeto Helder Camara, Associação Brasileira de Agroecologia e Programa Semear (FIDA/IICA/AECID), o Prof, João Ambrósio finalizou a obra, intitulada Manejo Pastoril Sustentável da Caatinga.

 

“O bioma Caatinga sofre fortes limitações devidas principalmente ao clima e aos solos, tornando-o fragilizado frente aos impactos das ações antrópicas. Isto requer o uso com base em tecnologias de baixo impacto, como as que são discutidas no livro”, explica o autor. As técnicas de manejo da caatinga utilizadas atualmente, mais agressivas, contribuem para intensificação dos processos de desertificação.

 

O livro reúne importantes informações sobre o manejo pastoril sustentável da caatinga, considerando as peculiaridades da região do Semiárido brasileiro, bem como as dinâmicas de produção econômicas regionais, com seus diferentes sistemas de produção. Apresenta ainda as tecnologias de manejo pastoril da caatinga, os sistemas de produção agroflorestais pecuários e importantes elementos de avaliação e manejo das pastagens nativas.

  

Lançamento Livro Manejo Pastoril Sustentável da Caatinga

26 de novembro de 2013, das 17h às 18h

VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Centro de Eventos da PUC RS (Prédio 41)

Av. Ipiranga, 6681 - Paternon - Porto Alegre / RS

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara