Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder Camara participa de Festa do Boi 2013 no Rio Grande do Norte

Detalhes

Estande do Projeto Dom Helder e ATOSEstande do Projeto Dom Helder e ATOSNos dia 11 a 20 de outubro, o município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, foi palco da Festa do Boi 2013, uma das maiores feiras da agropecuária do país e a principal do estado. O Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA, e a parceira de assessoria técnica, ATOS, participaram do evento com um estande, onde foram expostas as experiências desenvolvidas no território do Sertão do Apodi, como o Bioágua Familiar e o trabalho de assessoria técnica aos agricultores/as da região.


Agricultor recebe SIE da governadora do Rio Grande do NorteAgricultor recebe SIE da governadora do Rio Grande do NorteDurante o evento, no dia 16 de outubro, a Associação dos Produtores Rurais de Galho do Angico, da comunidade Galho do Angico, município de Caraúbas / RN, recebeu o certificado do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) das mãos da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline. O SIE atesta que a casa do mel da comunidade Galho do Angico está apta para processar e comercializar mel em todo o estado do Rio Grande do Norte e representa uma grande conquista das famílias da comunidade de Galho do Angico que há mais de uma década trabalham com a apicultura. Com este Selo, as famílias irão poder comercializar diretamente para supermercados, Programas Governamentais, entre outros, sem precisar de atravessador, o que vai contribuir para aumentar a renda.


“Estamos muito felizes porque agora podermos comercializar nosso mel para os supermercados e comércio em geral, sem precisar dos atravessadores”, afirmou Ebilênio José da Silva, presidente da associação.


Representantes do PDHC e ATOSRepresentantes do PDHC e ATOSA casa do mel da comunidade Galho do Angico é fruto da parceria do Projeto Dom Helder com a ATOS, Sebrae e Projeto Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Por meio da assessoria técnica do PDHC e ATOS, foi elaborado e executado projeto, financiado pelo programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. O objetivo da ação foi fortalecer e estruturar a cadeia da apicultura na localidade. Para tanto, foi financiada a aquisição de colméias, indumentárias, equipamentos, bem como a construção da casa do mel e aquisição das máquinas. A casa de mel foi construída a partir de orientação e capacitação do PDHC e SEBRAE, obedecendo à legislação sanitária brasileira.


A governadora entregou ainda outros 5 certificados de SIE, além de fazer o lançamento oficial de vários programas destinados a agricultura familiar do estado, como a segunda fase do projeto Segunda Água, para a implantação de mais 2.600 barragens subterrâneas em 123 municípios do Estado, e a distribuição de mais 178 mil sacos de torta de caroço de algodão para os pequenos produtores, como forma de minimizar os efeitos da seca.


Participantes da 51ª Festa do BoiParticipantes da 51ª Festa do BoiParticiparam da 51ª Festa do Boi, o Sr. Geraldo Firmino, gerente financeiro do PDHC; Ana Paula da Silva Oliveira, supervisora local do Projeto no Sertão do Apodi; Robson Luiz Soares Gurgel, coordenador da ATOS; Lecy Gadelha, consultor estadual do SEBRAE; Ebilênio José da Silva, presidente da Associação de Galho do Angico; Socorro da Silva e Marinalva da Silva, agriculturas da comunidade Galho do Angico. 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara