Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder participa de simpósio científico sobre manejo sustentável da água

Detalhes

 

A água é um elemento vital para a vida e o desenvolvimento. O acesso a este recurso natural, porém, é limitado e um manejo sustentável é fundamental, especialmente para as populações com difícil acesso a mesma. Por causa de sua importância para a humanidade, em dezembro de 2010 a Assembleia Geral da ONU declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água.


O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica. É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável.


Neste cenário, o Projeto Dom Helder Camara/SDT/MDA – FIDA/GEF, apresentou três trabalhos científicos no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado na cidade de Bento Gonçalves/RS, tornando-a capital brasileira das águas em 2013. Reuniram-se as maiores autoridades do Brasil e do mundo neste evento, e a experiência do Bioágua Familiar como estratégia de reuso de água no Semiárido do Nordeste do Brasil foi considerado como destaque.


Representantes do Projeto Dom Helder no simpósioRepresentantes do Projeto Dom Helder no simpósioOs trabalhos apresentados foram: 1) resultados da pesquisa realizada entre os anos de 2009 a 2012 sobre produção e reuso de água cinza através do Sistema Bioágua Familiar; 2) observação dos eventos de chuvas no Sertão do Apodi/RN através de pluviômetros para relacionar com a produção de sequeiro; e 3) análise dos eventos de chuvas no Sertão do Pajeú/PE através de pluviômetros para relacionar também com a produção de sequeiro.


Confira os trabalhos na íntegra:


Variabilidade pluviométrica em agricultura de sequeiro no Sertão do Pajeú-Pernambuco


Distribuição pluviométrica em áreas da agricultura familiar no Sertão do Apodi-RN


Reuso de água cinza tratada por Sistema Bioágua Familiar em residências rurais para irrigação no semiárido potiguar 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara