Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Caravana Agroecológica no Apodi visita áreas de atuação do Projeto Dom Helder

Detalhes

 


Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências da agricultura familiar de base agroecológica e fortalecer as redes locais de agroecologia da Chapada do Apodi, a qual abrange os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, foi realizada, de 23 a 26 de outubro, a Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre representantes de comunidades tradicionais, agricultores, pesquisadores e lideranças dos movimentos sociais do campo, organizações e redes da sociedade civil do Nordeste e de outras regiões do Brasil.


Agricultor José de Holanda apresentando a história do assentamento Moaci LucenaAgricultor José de Holanda apresentando a história do assentamento Moaci LucenaA Caravana é uma preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), previsto para o primeiro semestre de 2014, em Juazeiro (BA). Os participantes realizaram visitas para conhecer as experiências agroecológicas, sendo muitas destas, em áreas de atuação direta do Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA).



 

Assentamento Moaci LucenaAssentamento Moaci LucenaUma das áreas visitadas foi o assentamento Moaci Lucena. “Hoje, em Moaci Lucena temos autonomia produtiva. Antes produzíamos predominantemente a cultura do algodão, com o uso de agrotóxicos e degradação do solo que exigia a mudança de área e levava anualmente ao desmatamento e posterior uso do fogo no preparo de novas áreas. Além disso, de tudo que produzíamos, metade ficava com o patrão que era o dono da terra e dos animais”, explica o agricultor José Holanda de Morais, e ressalta as diferenças no modo de produção após a atuação do Projeto Dom Helder Camara na região: “Hoje temos uma produção diversificada em consórcios agroecológicos que consocia o cultivo de algodão com culturas alimentares e forrageiras, sem uso de agrotóxicos e respeito ao solo e ao meio ambiente; a qual, juntamente com os quintais produtivos, apicultura, fruticultura e a criação de animais, nos leva a ter uma alimentação saudável e diversificada, além de uma melhoria na renda”.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara