Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Fogões ecológicos são implantados no Sertão do Apodi/RN

Detalhes

 

Em setembro de 2013, a Associação dos Colonos do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária de Baixa do Dutra, município de Upanema / RN, recebeu recursos do Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA para implantar um projeto de Ecofogões. Os ecofogões substituem de forma significativa o fogão tradicional à lenha, trazendo vantagens tanto econômicas quanto ambientais para os agricultores familiares e para a conservação da vegetação da caatinga. Foram instalados 28 ecofogões no total.


A inauguração dos ecofogões aconteceu de maneira simbólica, com um café da manhã comunitário para as famílias agricultoras e convidados(as). Após o café da manhã, as autoridades presentes visitaram duas das 28 residências que agora dispõem de um Ecofogão. Durante as visitas, as famílias apresentaram o Ecofogão, bem como falaram sobre os resultados e a satisfação em ter um fogão mais econômico, que não produz fumaça e que é de fácil manuseio.


“O fogão é maravilhoso, agora posso fazer tudo na minha cozinha. Antes o fogão a lenha era no quintal, em época de chuva era o maior sacrifício, quando colocava a comida no fogo e começava a chover tinha que trazer tudo, às vezes até perdia a comida. Agora não, faço tudo aqui dentro de casa, não tem fumaça, sem contar que ele esquenta que é uma beleza!”, afirmou Dona Francisca. Dona Antônia concordou: “Esse fogão gasta bem pouquinha lenha. Se a gente tomar cuidado e deixar todas as bocas tampadas não tem fumaça. Estou muito feliz, é com certeza um sonho realizado”.


Pref. Luiz Jairo na casa da Sra. Fransquinha.Pref. Luiz Jairo na casa da Sra. Fransquinha.Em seguida, na sede da associação, foi composta uma mesa com o agricultor José Luiz, presidente da Associação; Ana Paula Oliveira, supervisora local do PDHC; Luiz Jairo, prefeito de Upanema; Ismar Vicente, presidente do sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Upanema; Raimundo Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura; Edivá, gerente local da EMATER-RN; Socorro Moura, presidente do Fórum das Associações e Ferrari, representando a Câmara Municipal de Vereadores. Também estiveram presentes os vereadores Ribamar, Carlinhos professor e Canindé Costa; os técnicos da parceira Terra Livre (Genaldo Bandeira e Iolanda Tavares); o agente de saúde local, Mário; a equipe de mobilizadoras sociais e as famílias do assentamento.


“Muito bom ver projetos ambientais como estes sendo implantados em Upanema, bem como saber que o PDHC continua atuando com qualidade em nosso município. São de projetos assim que estamos precisando, pois têm resultados concretos e em curtíssimo tempo”, declarou Luiz Jairo, prefeito de Upanema.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara