Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder Apoia Semana de Alimentos Orgânicos no Apodi/RN

Detalhes

DSC07944No âmbito da ação do algodão em consórcios agroecológicos no Sertão do Apodi – RN, o Projeto Dom Helder/SDT/MDA/FIDA em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Algodão e a Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi- RN (ACOPASA) realizaram, no dia 28 de maio, um seminário para promover a produção e consumo de alimentos orgânicos.

 

O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Apodi/RN. A primeira palestra, proferida pelo representante do MAPA, Jonas Francisco de Sena, teve como tema “A Importância de uma alimentação saudável e sem o uso de agrotóxico”. Em seguida, o técnico Felipe Guimarães, da Embrapa/Algodão discorreu sobre “A experiência da produção orgânica nos Consórcios Agroecológicos”. A terceira e última palestra do evento foi sobre “Certificação orgânica através de um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC)”, ministrada por Mércia Queiroz, agricultora familiar e integrante da ACOPASA.

 

Durante sua explanação, Jonas Sena, do MAPA, fez uma avaliação sobre a situação da produção orgânica no Rio Grande do Norte e as conquistas e desafios desse eixo produtivo. Informou ainda que o Ministério unificou os cadastros e criou um banco de dados nacional, de forma que todos os agricultores orgânicos irão receber um novo certificado com um número de registro válido em todo o país. Ressaltou, também, a importância dos agricultores manterem seus dados cadastrais atualizados junto ao MAPA e aos órgãos parceiros, bem como a necessidade de todos possuírem DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), uma vez que a ausência deste documento tem sido um dos maiores problemas no processo de emissão dos novos certificados.

 

DSC07952Ao final da reunião, foram entregues declarações de produtores orgânicos para os agricultores de cinco OCS (Organismos de Controle Social) do Território Sertão do Apodi / RN. As novas OCS são a COOPAPI, a Associação do Assentamento Milagres – Apodi, a Associação dos Feirantes de Olho D’água do Borges/RN, a Associação dos Feirantes de Caraúbas/RN e Associação dos Feirantes de Upanema/RN.

 

Participaram ainda do evento: Ana Paula Oliveira, supervisora local do Projeto Dom Helder Camara (SDT/MDA/GEF/FIDA); José Holanda, presidente da ACOPASA; Aurinete Lima de Oliveira, da coordenação do Comitê Territorial; Clébson Lima, membro da Prefeitura Municipal de Apodi/RN; e Antônio Morais Filho (CEACRU), representando as parceiras de Assessoria Técnica Permanente (ATP) contratada pelo PDHC.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara