Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder apoia multiplicação da palma resistente no Cariri Paraibano

Detalhes

Quinze municípios de atuação do Projeto Dom Helder Camara (PDHC) no território do Cariri Paraibano receberam, no mês de março de 2013, cinco mil raquetes da palma resistente a praga da cochonilha do carmim. As raquetes foram obtidas a partir de uma parceria realizada pelo Projeto Dom Helder e Governo do Estado da Paraíba – através da SEDAP (Secretária de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), com o Programa Palma Resistente.

 

A distribuição da palma resistente tem como objetivo auxiliar o agricultor familiar no enfrentamento aos efeitos da estiagem, e criará uma nova cultura de palma resistente. O território do Cariri Paraibano já foi grande produtor de palma, antes da praga da cochonilha do carmim praticamente dizimar os campos de palma da região. Por causa dessa praga, os agricultores atualmente não possuem mais palma para alimentar seus rebanhos durante a seca que castiga a região Nordeste.

 

O Supervisor local do Projeto Dom Helder, Aldo Meireles, explicou que as cinco mil raquetes foram distribuídas para agricultores familiares de quinze comunidades e assentamentos de atuação do Projeto, para que estes possam fazer campos de multiplicação irrigados. A intenção é que, com a implantação desses campos, outras famílias possam no futuro receber a mesma quantidade de raquetes que esses agricultores(as) estão recebendo agora. Aldo afirmou ainda que serão distribuídas mais quinze mil raquetes, o que facilitará ainda mais a distribuição dessa palma resistente entre os agricultores assessorados pelo PDHC.

 

 

O Programa Palma Resistente do Governo da Paraíba distribuirá em sua primeira etapa 4,5 milhões de raquetes da palma resistente à cochonilha do carmim, beneficiando cerca de 4.500 produtores de todo o estado. A meta do programa é que cada agricultor(a) de todas as regiões do estado receba mil raquetes de palma resistente.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara