Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Associação agroecológica do Sertão do Pajeú é credenciada como OPAC

Detalhes

 

Agricultores(as) integrantes da ASAPAgricultores(as) integrantes da ASAP

 

2014 começou bem para as famílias agricultoras do Pajeú, sertão pernambucano. A ASAP - Associação Agroecológica do Pajeú, criada pelos agricultores(as) com apoio do Projeto Dom Helder e da parceira CCAAFAIL, recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a declaração de credenciamento como OPAC - Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica. Credenciada, a associação pode emitir o selo brasileiro orgânico dos produtos vegetais, permitindo que as famílias agricultoras comercializem seus produtos com valor agregado. Além disso, proporcionará o fortalecimento da gestão social de base comunitária para o incremento da geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

 

“O credenciamento da ASAP é muito importante pra nós, vai valorizar o produto do agricultor que passa a ser orgânico e vai valorizar com um preço justo. Esperamos que esse ano tenha inverno, para a gente vender o produto mais valorizado”, declarou Claudevan José dos Santos,  agricultor agroecológico do assentamento Santa Rita (Serra Talhada) e presidente da ASAP.  A associação foi criada pelos agricultores em 2012, com apoio do Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA. 

 

“A formação da ASAP foi um grande passo para o desenvolvimento da cultura do algodão em consórcios agroalimentares. Chega agora o credenciamento do Ministério da Agricultura, que é uma nova conquista dos agricultores na sua organização, e vai fazer crescer muito a ASAP. Para o PDHC e as organizações parceiras do território, é de fato uma conquista valiosa, pois a ASAP é a segunda  OPAC em Pernambuco”, explicou José Adelmo dos Santos, Supervisor Local PDHC no Sertão do Pajeú.

 

O Projeto Dom Helder, Embrapa Algodão, Esplar, famílias agricultoras e suas associações juntaram esforços na criação de 7 novos OPAC's, nos territórios do Sertão do Apodi - RN, Sertão do Cariri - PB, Sertão Central - CE, Sertão de São João do Piauí, Sertão do Araripe - PE, Sertão do Pajeú - PE, Sertão do Inhamuns – CE. Além da ASAP, mais quatro associações receberam o credenciamento: a Associação dos(as) Produtores(as) Agroecológicos do Semiárido Piauiense (APASPI), do Sertão de São João do Piauí/PI; a Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Araripe (ECOARARIPE), do Araripe/PE; a Associação de Certificação Participativa Agroecológica (ACEPA), do Sertão Central/CE; e a Associação Agroecológica de Certificação Participativa dos Inhamuns/Crateús-CE (ACEPI).

 

 Após o credenciamento, os OPAC’s podem utilizar o Selo Brasileiro Orgânico abaixo:

 

Clique aqui para conferir a declaração de credenciamento da ASAP

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara