Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Mulheres do Cariri Paraibano recebem prêmio

Detalhes

 

 

Desde 2002, o Projeto Dom Helder Camara em parceria com Cunhã Coletivo Feminista, Casa da Mulher 8 de Março e, mais recentemente, com a CONCERN Universal, efetua um trabalho primoroso com grupos de mulheres rurais no Cariri Paraibano. A experiência, que visa contribuir para a melhoria das condições de vida das mulheres através de ações que gerem impacto na renda e maior igualdade nas relações de poder e gênero, foi selecionada entre as 30 ações do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) - Brasil.

 

“Esta premiação não seria possível sem a participação das mulheres e de todos os parceiros, que desde 2002 têm construído alternativas de autonomia econômica paras as mulheres da região. Este reconhecimento simboliza o sucesso de todas estas iniciativas que nós, organizações comprometidas com a justiça social e o enfrentamento à pobreza no semiárido nordestino, desenvolvemos”, comenta Soraia Jordão, Coordenadora Executiva da Cunhã Coletivo Feminista.

 

O Projeto Dom Helder Camara apoia 08 grupos de mulheres rendeiras na região, nos municípios de São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Camalú, Monteiro, Prata e Sumé. A iniciativa também engloba os grupos de produtivos de horticultura: foram apoiadas três feiras agroecológicas, beneficiando em torno de 30 mulheres, nos municípios de Sumé, Congo e Monteiro.

 

Diversas conquistas obtidas pelas mulheres abrilhantam os 12 anos de atuação do Projeto na região. Entre elas, destaca-se a obtenção, em setembro de 2013, do Certificado de Identificação Geográfica, documento que atesta a procedência regional da renda e garante a qualidade dos produtos, fazendo com que os mesmos tenham maior credibilidade e valor comercial. O grupo de mulheres integra o Conarenda, um conselho que une os grupos rendeiros da região, no qualestão vinculadas associações, cooperativas e entidades ligadas à promoção do desenvolvimento econômico e social das rendeiras.

 

Outros pontos positivos são a participação em salões de artesanato em Campina Grande e João Pessoa, e a oportunidade de expor seus produtos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEART), em Pernambuco; e a inclusão das mulheres que trabalham com horticultura em programas de compras diretas de alimentos como o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Prêmio ODM

O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. É uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.

 

A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara