Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

PDHC participa de lançamento de projeto para fortalecer geração de renda de Mulheres do Cariri

Detalhes

 

Fortalecer a organização de grupos de mulheres rendeiras, marisqueiras, artesãs, pescadoras e agricultoras, colaborando para a melhoria de renda das mulheres e de suas famílias, no Cariri e no Litoral Sul da Paraíba. Estas são algumas metas do Projeto Mulheres produzindo saberes e gerando renda, desenvolvido pela Cunhã Coletivo Feminista em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março e Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA/GEF), com patrocínio da Petrobras, lançado nesta terça-feira (13/05), em João Pessoa (PB). O Projeto Dom Helder participou do evento de lançamento, sendo representado por seu diretor, Espedito Rufino.

 

Mulheres de diversos grupos produtivos do Cariri ParaibanoMulheres de diversos grupos produtivos do Cariri ParaibanoO Projeto Mulheres produzindo saberes e gerando renda tem como participantes mulheres produtoras de oito municípios do Cariri ocidental (Congo, Sumé, Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Zabelê e Prata) e do Litoral, em Pitimbu. O objetivo geral da ação é contribuir para o enfrentamento à pobreza de mulheres produtoras e para a melhoria das condições socioambientais de suas comunidades. Para isto, também são envolvidas autoridades, como gestoras(es), organizações sociais, associações comunitárias e comerciantes, que possam colaborar com o trabalho produtivo das mulheres, com poder e influência na formulação e implementação das políticas públicas de geração de renda.

 

Entre as atividades que serão realizadas pelo projeto, estão as oficinas de capacitação sobre gestão de negócios, comunicação, economia solidária e políticas de geração de renda; uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com foco no trabalho, meio ambiente e gênero, visando subsidiar as discussões com as autoridades locais na melhoria das políticas de geração de renda voltadas para mulheres; o intercâmbio de experiências entre os grupos de pesca continental, no Semiárido, e de pesca estuarina no litoral; bem como a realização de encontros abordando trabalho produtivo, doméstico e familiar, organização, desenvolvimento comunitário e conservação e manejo do meio ambiente.

 

Grupo de Marisqueiras de Acaú – Pitimbu (PB)Grupo de Marisqueiras de Acaú – Pitimbu (PB)Além da Cunhã – Coletivo Feminista, do Centro da Mulher 8 de Março e Projeto Dom Helder Camara, o projeto conta com a parceria da Reserva Extrativista Acaú-Goiana, do ICMBio; e o departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, da UEPB.

 

Reportagem

 

As ações do Projeto Dom Helder Camara e o lançamento do Projeto Mulheres produzindo saberes e gerando renda foram destaque no jornal Correio da Paraíba, nesta quarta (14/05). A matéria destacou os benefícios da ação do algodão em consórcios agroecológicos, cujo lucro para o agricultor é 963% maior do que o algodão da prática convencional.

 

Confira a reportagem clicando aqui. 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara