Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Associação Agroecológica de Certificação Participativa dos Inhamuns recebe auditoria do MAPA

Detalhes

 

 

Seis meses após receber o credenciamento como Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Agroecológica de Certificação Participativa dos Inhamuns (ACEPI), apoiada pelo Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA) em parceria com o Esplar, recebeu uma auditoria de manutenção, nos dias 03 a 05 de junho de 2014.

 

Com a presença das famílias agricultoras, da supervisora do Projeto Dom Helder Camara, Keila Veríssimo e dos fiscais do MAPA Fabiana Nobre e Caio Damasceno, o primeiro dia de auditoria foi realizado na sede da ACEPI, na comunidade de Irapuá, município de Novas Russas. Dois agricultores e agricultoras das comunidades e assentamentos envolvidos na ação do Algodão em Consórcios Agroecológicos e que fazem parte da diretoria da associação também participaram das atividades. “O trabalho de certificação participativa realizado pelos agricultores da ACEPI durante este ano gerou mais autonomia para os agricultores”, comentou o agricultor e presidente da ACEPI, Francisco Deusdedit de Carvalho.

 

No período da manhã, os auditores observaram uma reunião da Comissão de Avaliação da ACEPI, já durante a tarde, fizeram uma vistoria na documentação de todos os grupos que compõem a ACEPI. Ao final do dia, os auditores fizeram algumas observações e recomendações em relação aos registros da associação.

 

“A ACEPI está de parabéns, são muito organizados, tudo está registrado de maneira correta, o que não é comum encontrarmos. Parabenizo também o PDHC, os agricultores estão muito bem assessorados. Percebo que o Projeto Dom Helder consegue fazer um elo, ligando todos os setores desde a questão social, passando pela questão ambiental, até a produção, nem todos os projetos conseguem ter essa visão e fazer esse elo de ligação”, declarou Fabiana Nobre, fiscal do MAPA.

 

O segundo dia de atividades, 04, foram realizadas visitas a dois roçados agroecológicos com algodão, dos agricultores Francisco Antônio Domingos e Francisco Gonçalves Filho, no Assentamento Arvoredo e Comunidade Arvoredo, município de Catunda/CE. Os fiscais também conheceram a unidade de beneficiamento do algodão e observaram uma reunião do grupo local.

 

No último dia de auditoria, os auditores participaram a X Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, na qual alguns grupos produtivos da ACEPI expuseram seus produtos.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara