Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder Camara e Zabé da Loca, a Rainha do Pífano, no Globo Rural

Detalhes

 

 

A idade avançada e o fôlego reduzido não impedem que Isabel Marques da Silva, conhecida carinhosamente como Zabé da Loca, faça soar com habilidade o pífano em suas mãos. Zabé da Loca, que recebeu o apelido por ter morado 25 anos numa pequena gruta de pedra, teve seu talento musical descoberto pelo Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA/GEF), aos 79 anos. Seis anos depois, em 2009, recebeu o Prêmio de Revelação da Música Popular Brasileira, o que a tornou conhecida nacionalmente como Rainha do Pífano. No dia 09 de julho, o programa Globo Rural exibiu uma reportagem sobre Zabé, hoje com 90 anos idade.

 

Natural de Buíque, Pernambuco, Zabé da Loca conheceu a musicalidade aos dez anos de idade. Seu talento, porém, só foi reconhecido no ano de 2003, com o lançamento de seu CD na série Cantos do Semiárido, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário / Projeto Dom Helder Camara / Arca das Letras, com assessoria do Quinteto Violado e gravado no próprio assentamento, com o acompanhamento de amigos tocadores da assentada.

 

Após viver durante 25 anos numa gruta de pedra, onde criou seus filhos, Zabé atualmente vive no assentamento Santa Catarina, município de Monteiro / Cariri paraibano. Ela ocupa boa parte de seu tempo assistindo documentários de artistas locais. Entre uma conversa e outra, Zabé arrisca algumas notas no pífano, mostrando que a idade não lhe retirou nem a paixão pela música, nem o talento.

 

Assista ao Programa na íntegra clicando aqui.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara