Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Bioágua Familiar gerando referência na produção de alimentos em Iguatu-CE

Detalhes

 

Fruto de uma parceria entre o Projeto Dom Helder Camara/SDT/MDA/FIDA/GEF, o Governo do Ceará, a ATOS e a UFERSA, foi implantado em Iguatu-CE o primeiro Bioágua Escola. A formação ocorreu entre os dias 4 e 5 de Novembro de 2014, e já apresenta resultados impactantes na produção de alimentos a partir do reúso de águas cinzas.

 

 

Além de famílias de agricultores e técnicos/as, o evento contou com a presença do Bispo da Diocese de Iguatu-CE, do Prefeito de Iguatu e representantes de entidades da sociedade civil. A iniciativa considerada inovadora, é a primeira apresentada na região para reuso de águas cinzas produzidas em residências rurais de agricultores familiares no Semiárido.

 

 

As imagens a seguir, do dia 17 de janeiro de 2015, período mais seco na região, são uma expressão do grande potencial deste sistema.  Demonstram ser possível que a produção de alimentos a partir do reuso de águas cinzas das residências rurais em quintais produtivos irrigados. Potencializando as estratégias de combate à pobreza, fortalecendo a segurança e soberania alimentar e nutricional, e a convivência com as condições ambientais do Semiárido.

 

 

 

 

Diante dos resultados já demonstrados no âmbito socioeconômico e ambiental, a fácil apropriação da tecnologia pelas famílias agricultoras, o credenciamento técnico e científico apoiado em monitoramento e pesquisas em parceria com a Academia, habilita o Bioágua Familiar, esta tecnologia de reuso de água deve fazer parte das POLÍTICAS PÚBLICAS de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental nesta região, na perspectiva das estratégias de convivência com o Semiárido.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara