Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Reuso de Água na pauta do 21º Grito da Terra

Detalhes

Grito da Terra Pernambuco (foto: Diário de Pernambuco)Grito da Terra Pernambuco (foto: Diário de Pernambuco)

 

Entre 18 e 22 deste mês de maio, está sendo realizada a 21° edição do Grito da Terra Brasil, que mobiliza cerca de 80 mil trabalhadores rurais do país e tem como tema principal o Desenvolvimento Rural Sustentável com Garantia de Direitos e Soberania Alimentar. Devido a sempre presente necessidade por uma maior oferta de água e levando em consideração os resultados positivos obtidos pelo Bioágua Familiar – tecnologia simples de reuso de água cinza (a água que sobra do banho, da lavagem da roupa e da louça) para irrigação de quintais produtivos –, um item foi acrescentado à pauta deste ano: a integração ao Programa Nacional de Habitação Rural de políticas de reuso de água, nos moldes do que já ocorre com as cisternas para consumo humano e para produção P1MC e P1+2.

 

A pauta do 21º GTB apresentada para presidenta Dilma Rousseff no dia 15 de abril de 2015, traz um conjunto de reivindicações demandadas pelos agricultores e agricultoras familiares do campo brasileiro que permite construir uma agenda positiva para o crescimento da economia com distribuição de renda, que passa pela ampliação do orçamento público para o investimento em políticas públicas estruturantes para superar pobreza, as desigualdades sociais e ampliar e universalizar os direitos de oportunidades e igualdades para os sujeitos construírem cidadania, viverem e trabalharem com dignidade e qualidade de vida no meio rural. Além das questões gerais, há também as pautas locais que trazem problemas específicos de cada região.

 

Entrega da pauta de reivindicações à Presidenta Dilma (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Entrega da pauta de reivindicações à Presidenta Dilma (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

 

Até a resposta oficial, que será entregue pela presidenta Dilma Rousseff nesta quinta, 21, mais de 80 mil trabalhadores realizaram em todo o Brasil, desde a entrega da pauta, vários Atos Estratégicos em todo o país e audiências junto aos ministérios, secretarias nacionais, Congresso Nacional, governos de Estados e agências financeiras, que trazem um conjunto de reivindicações demandadas pelos povos do campo, da floresta e das águas.

 

Clique aqui para acessar a Pauta do Grito da Terra 2015.

 

Grito da Terra Brasil

 

O Grito da Terra Brasil é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). É promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural. A pauta de reivindicações é construída durante o ano a partir da identificação de problemas e demandas do meio rural.

 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara