Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Bioágua gera parceria e política pública com estado do Ceará

Detalhes

 

O Sistema Bioágua Familiar (SBF) foi desenvolvido pelo Projeto Dom  Helder (MDA), Atos e a Universidade Federal Rural do Semi-árido  (UFERSA). A pesquisa foi iniciada em 2009 em 3 residências rurais no território do Apodi/RN (pesquisa básica). Em 2012 através do patrocínio do Programa Petrobras socioambiental foi iniciada a implantação de 200 SBF's no RN, se constituindo a 2ª fase, denominada pesquisa monitorada.

 

O Sistema Bioágua Familiar é um sistema de reúso de água cinza em residência rural para regiões semiáridas, visando a produção de alimentos agroecológicos em quintais produtivos próximos as residências e o saneamento rural. É a forma mais óbvia de universalizar a produção de alimentos. O modelo atual do SBF é fruto de um longo período de pesquisa com rigor científico.  Todas as informações foram sistematizadas em boletins técnicos, artigos científicos, etc., garantindo segurança técnica na qualidade do solo, água e alimentos.  Todos (as) podem acessar o banco de dados: www.bioaguafamiliar.org.br.

 

Em 2015 foi lançado o manual de implantação e manejo do SBF, onde é possível compreender as suas etapas de construção e manejo. O manual está disponível em: https://bioaguafamiliar.files.wordpress.com/2015/09/manual_bioagua_familiar_2015.pdf.

 

Foi adotada a proposta metodológica do Bioágua Escola, um espaço de implantação, formação e multiplicação desta metodologia para a formação de agricultores (as) e técnicos (as), onde os conhecimentos se encontram (científico e tradicional) no aprender fazendo.

 

A 3ª fase de implementação do SBF é de diálogo com gestores de políticas públicas objetivando sua disseminação. Neste sentido, Projeto Dom Hélder (SDT/MDA) vem formando capacidades locais desde 2013, através do Bioágua Escola no Ceará, através do Projeto São José III -SDA.

 

Nesta sequência a parceria está em curso com meta de implantação de Sistemas Bioágua Escola em cada um dos 14 territórios rurais do Estado do Ceará formando técnicos(as) e agricultores(as) experimentadores(as), disseminando o conhecimento e fortalecendo as capacidades locais.

 

 

A primeira formação utilizando a metodologia do Bioágua Escola em Iguatu/CE,

 

A segunda formação foi na comunidade de Cristais em Cascavel/CE,

 

Na 3ª formação foi montado um Bioágua Escola na comunidade de Umarizeiras - Itatira CE, entre 14 a 18 de março de 2016.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara