Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder Camara inicia suas atividades no Alto Sertão Alagoano

Detalhes

 No dia 12 de abril, na cidade de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão de Alagoas, foi realizada a reunião ordinária do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas em cuja pauta estava incluído o Projeto Dom Helder Camara que inicia sua atuação em Alagoas.

 

 

 

Na ocasião estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL), representantes dos poderes públicos municipais e estadual, dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do Banco do Nordeste do Brasil, da Universidade Federal de Sergipe, de organizações não governamentais, dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), de associações e cooperativas, dentre outras organizações. Mas sobretudo estiveram presentes homens e mulheres, indígenas, quilombolas, agricultoras e agricultores familiares, assentados e assentadas dos oito municípios que compõe o Território do Alto Sertão de Alagoas: Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Piranhas, Água Branca Canapi, Inhapi, Mata Grande e Pariconha.

 

O Projeto Dom Helder Camara foi apresentado pelo seu Diretor Geral, Sr. Espedito Rufino, pelo Coordenador Técnico, Sr. Ricardo Menezes e pela Coordenadora Territorial, Ana Cristina Accioly. Após a apresentação e do diálogo com a plenária do Colegiado, foi iniciada a fase de sensibilização para a seleção das 1.000 famílias que serão beneficiadas no Território. A seleção será feita a partir do Colegiado Territorial em intensa interação com as comunidades e com as entidades que integram o tecido social do território a partir dos seguintes critérios: Ausência de Assistência ou Assessoria Técnica; Áreas com maior concentração da pobreza rural e elevada desigualdade; Comunidades tradicionais (Quilombolas e Indígenas) serão priorizadas; e Áreas com maior concentração de agricultores/as familiares e assentados/as da reforma agrária.

 

 

 

Um Pré-Mapeamento das famílias e comunidades já foi iniciado e durante o mês de abril, a coordenação territorial fará visitas às comunidade pré-mapeadas e reuniões municipais com as entidades organizativas. Na próxima reunião do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, que está marcada para o dia 10 de maio, dar-se-á a seleção final destas famílias. 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara