Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto Dom Helder Camara apoia Elaboração de Planejamento do Canal do Sertão Alagoano

Detalhes

 

O Governo do Estado de Alagoas, através da SEAGRI, em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e o Projeto Dom Helder Camara (Secretaria Especial do Desenvolvimento Agrário), iniciou as atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural, com Ênfase na Transformação, Social, Produtiva e de Acesso a Mercados na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano, no Território do Alto Sertão. A primeira atividade ocorreu no dia 17 de agosto, na cidade de Delmiro Gouveia, durante reunião extraordinária do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas.

 

 

Estiveram presentes 100 pessoas, dentre representantes do governo estadual, da sociedade civil organizada (associações, cooperativas e ONGs), dos sindicatos (STTRs) e da federação (FETAG/AL) de trabalhadores e trabalhadores rurais, dos governos municipais dos 8 municípios que compõe o Território do Alto Sertão, da EMATER, da CODEVASF, da ASA, do MST, do MMTRPA (Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras Artesanais), lideranças e comunidades que margeiam o Canal.

 

 

O plano está voltado prioritariamente para as populações das comunidades e assentamentos/as localizados nas margens do Canal no alto Sertão Alagoano. Para estas populações, estão previstas várias atividades buscando a participação efetiva na elaboração do plano, como diagnóstico técnico e socioeconômico relacionado ao uso atual e potencial da água do canal; visitas de intercâmbio a experiências exitosas de irrigação agroecológica, gestão de recursos hídricos e comercialização e de reúso de água cinza domiciliar para a produção de alimentos. Por fim, os planos serão concluídos através de oficinas de socialização dos intercâmbios e elaboração do planeamento à luz dessas atividades vivenciadas pelas famílias. A etapa final de conclusão do plano está prevista para dezembro deste ano, quando haverá o seu lançamento oficial.

 

A expectativa da SEAGRI-AL é que o plano seja um instrumento forte para a execução de atividades de estruturação produtiva, capacitação em manejo agroecológico de áreas irrigadas e de sequeiro e comercialização. Assim, a meta é que o plano sistematize as demandas das famílias que margeiam o Canal para a produção e comercialização, apontando as prioridades a curto e médio prazo para a produção de alimentos destinados ao consumo das famílias, à melhoria da alimentação dos rebanhos e à geração de renda através da comercialização organizada nos mercados locais e regionais.

 

 

Para o Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, é fundamental que a gestão do Canal Sertão tenha a participação efetiva da sociedade civil através de seus legítimos representantes nas discussões e decisões relativas ao Canal, e que as ações para resolver a falta de acesso à água no sertão alagoano sejam efetivadas com urgência. Na ocasião da reunião foi entregue à SEAGRI a "Carta Aberta do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas sobre o Canal do Sertão" elaborada pelo Colegiado em 2014 contendo as demandas do Território.

 

A partir do dia 18/08, a equipe formada por consultores do FIDA, técnicos da SEAGRI e do Projeto Dom Helder Camara realizará reuniões locais nas comunidades que margeiam o Canal para apresentar o projeto e iniciar a mobilização para a construção participativa do Plano de Desenvolvimento Rural.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara