Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Sertão dos Inhamuns realiza IX Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária

Detalhes

Figura1Nos dias 06 e 07 de junho de 2013, em Cratéus-CE, foi realizada a IX Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária. Apesar do ano de seca, a feira contou com 420 feirantes, 190 empreendimentos representando 17 dos 20 municípios do território e mais 02 de outros territórios. Os agricultores familiares, dos quais 18 são de comunidades e assentamentos assessorados pelo Projeto Dom Helder Camara / FIDA/ GEF /MDA, expuseram artesanato, mel, ovos, doces e comidas típicas para serem comercializados no evento.


Figura2As feiras da agricultura familiar são uma conquista coletiva, não só por serem um espaço de comercialização de produtos agroecológicos, mas também por serem um espaço de socialização de experiências.


A abertura oficial da IX Feira da Agricultura Familiar, que contou com a participação dos/das feirantes, da população visitante, da presença do governo estadual, do governo municipal, dos realizadores e patrocinadores, se deu às 19h do dia 06. O Projeto Dom Helder Camara /SDT / MDA é um dos realizadores e patrocinadores do evento, sendo integrante da Comissão de Planejamento e organização do mesmo.


Figura5Além da comercialização de produtos, foram realizadas oficinas, com os temas: Cidadania-Políticas Públicas-EPS, Arte e Cultura, Medicina Popular, Reciclagem, Agroecologia e Produção e Manejo de Forragem. Cada oficina contou com uma participação média de setenta pessoas.


Em relação a VIII edição da feira, realizada em 2012, o consumo das comidas típicas do sertão pelos visitantes cresceu 80%. A visita e consumo do público nos dos dias de evento foram crescentes, respondendo as expectativas dos feirantes.

 

Figura4A programação cultural foi espaço de acolhimento dos talentos das áreas urbanas e rurais e fortalecimento da cultura regional. Ainda no evento, foram realizadas a reunião ordinária da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária – RCSES e um encontro de zootecnistas da região.


A avaliação da nona edição da feira trouxe como destaques o nível de crescimento na organização, participação, vendas, qualidade da produção, compromisso com a continuidade da feira pelas organizações realizadoras e apoiadoras; através da superação do desafio de ter um calendário de encontros das instituições organizadoras.

 

 

 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara