Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

PBSM e Projeto Dom Helder: realizando inclusão produtiva de agricultores familiares no Ceará

Detalhes

Figura11111Em Picos de Baixo, Santa Quitéria-CE, o agricultor Mauro Ximenes, sua esposa Nere Paiva e seus três filhos tiveram a rotina alterada nos últimos anos. E para melhor. Com o valor de R$ 1 mil recebido como primeira parcela do Plano Brasil Sem Miséria - PBSM, o agricultor familiar está desenvolvendo uma criação de ovinos e caprinos, atividades que já fazia de forma tradicional há muitos anos. A família de Mauro é uma das primeiras do Ceará a receber o recurso do Plano Brasil Sem Miséria - PBSM, direcionado aos brasileiros que vivem em lares com renda familiar de até R$ 70 por pessoa.

 

Alegria e otimismo tomam conta do agricultor, que, com a ajuda do fomento, aos poucos está melhorando sua renda e espera obter sua independência financeira com a criação, produção e comercialização de ovinos e caprinos. Os recursos cedidos pelo PBSM, juntamente com a assessoria técnica prestada pelo Projeto Dom Helder Camara / MDA / FIDA/ GEF, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF, possibilitaram à família de Mario realizar o melhoramento genético dos rebanhos de ovinos e caprinos, a reforma e aperfeiçoamento das estruturas do aprisco e a ampliação da produção e armazenamento de forragem.

 

Figura2Incentivado pela assessoria técnica, o agricultor vem participando das feiras locais e estaduais, nas quais têm recebido diversas premiações. Em 2012 Mauro participou da XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria CE e da V Feira Cearense da Agricultura Familiar – FECEAF 2012, que foram, segundo ele, uma grande fonte de experiência. Neste ano de 2013, participou novamente dos dois eventos, sendo premiado como agricultor e produtor da agricultura familiar.

 

Na XXII Exposição Agropecuária de Santa Quitéria CE 2013, recebeu o 1º lugar nas categorias Grande Campeão Reprodutor Ovino Santa Inês e Reservada campeã Matriz mestiça anglonubiana; e 2º Lugar nas categorias Reservada campeã Matriz caprina Ovina Santa Inês; Reservada campeã Matriz caprina mestiça algonubiana; e Reservada campeão Reprodutor caprino Figura4mestiço anglonubiana. No concurso leiteiro, recebeu o 3º lugar na categoria Reservada campeã Matriz mestiça Saanen caprina. Na VI Feira Cearense da Agricultura Familiar – FECEAF 2013, recebeu o 2º lugar na categoria Reservado Grande Campeão Reprodutor Ovino Santa Inês e 3º lugar no Concurso Leiteiro SRD, na categoria Reservada campeã Matriz mestiça Saanen caprina.

 

Figura4Após ter participado e premiado nesses dois eventos, o agricultor está bastante motivado e interessado em participar de outros concursos. Neste mês de agosto, tem presença confirmada em duas Feiras Comunitárias. Após esse incentivo e com parte do recurso ganho com as premiações, Mauro e sua família planejam a ampliação do seu rebanho.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara