Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é realizada no Apodi/RN

Detalhes

Conferência D.R.S. e Solidário - Delegados do Apodi 01O Território da Cidadania do Apodi, no Rio Grande do Norte, foi sede, no dia 10 de julho, da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O evento teve como objetivo propor diretrizes, prioridades e estratégias para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Sertão do Apodi e para subsidiar a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontece no mês de agosto em Natal. 

 

Conferência D.R.S. e Solidário - Trabalhos em Grupo 02Estiveram presentes 162 pessoas, entre associações, cooperativas, ONGs, poderes público e entidades de assessoria técnica e pesquisa, como Embrapa Algodão, Emater-RN, e Emparn; reunindo representantes dos 17 municípios do Território da Cidadania do Apodi. A maior parte dos agricultores presentes no evento são de áreas de atuação do Projeto Dom Helder Camara (PDHC), que atua em 10 municípios no território do Apodi. O PDHC faz parte da coordenação do Comitê Territorial e participou da conferência como membro da Comissão Territorial de Organização (CTO), a qual apoiou a Delegacia Federal do MDA e o Instituto Agropolos do Ceará na organização do evento.

 

Conferência D.R.S. e Solidário 03“As conferências são momentos importantes para o debate e construção de políticas públicas, onde é possível registrar e levar para um espaço mais amplo de discussão demandas estratégicas dos territórios. No caso da Conferência do Apodi, foi possível registrar uma grande participação de vários segmentos importantes para a agricultura familiar da região, bem como deliberar pela escolha de 18 delegados/as que irão representar o território na Conferência Estadual”, explica Ana Paula Oliveira, supervisora do Projeto Dom Helder no Sertão do Apodi.

 

Conferência D.R.S. e Solidário Abertura 04O mote da conferência, “Por um Brasil Rural do Jeito que a Gente quer”, foi trabalhado e discutido em rodas de diálogos, debates e trabalhos em grupo. O evento contou com sete eixos temáticos: desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia; reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres rurais; autonomia e emancipação da juventude rural; e promoção do etnodesenvolvimento.

 

A Conferência realizada no Apodi é uma das várias que estão sendo realizadas em outros territórios da cidadania por todo o Brasil, como uma primeira etapa para a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). As demais etapas incluem a realização de conferências estaduais e distritais nos meses de julho e agosto, seguidas pela conferência nacional, em outubro. O PNDRSS será elaborado nos meses de novembro e dezembro de 2013.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara