Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

O Projeto Juventude Rural é realidade. E ajuda a transformar a realidade.

Detalhes

Jornal de Fato – 12/02/2008

 

Trabalhadores da agricultura familiar desse município inauguraram ontem a primeira feira da agricultura familiar da cidade de Upanema, especificamente para comercialização de produtos orgânicos. 10 barracas forTrabalhadores da agricultura familiar desse município inauguraram ontem a primeira feira da agricultura familiar da cidade de Upanema, especificamente para comercialização de produtos orgânicos. 10 barracas foram instaladas na tradicional feira da segunda-feira, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com exposição de mais de 36 produtos.A iniciativa faz parte da estratégia de apoio ao setor que o Governo Federal vem realizando através do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e seus parceiros, no Território Sertão do Apodi. A organização contou com a participação das entidades: Cooperativa Terra Livre e o Núcleo Sertão. Outros parceiros importantes desta ação foram: o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, Fórum das Associações, Emater e a Prefeitura Municipal de Upanema.


Centenas de pessoas estiveram visitando as barracas que tinham, desde frutas e legumes, até artesanato, doces, carnes e outros. Com preços bem populares, a população rapidamente aderiu aos produtos que oferecem melhor qualidade, por não serem cultivados com auxílio de defensivos.A solenidade de lançamento da Feira da Agricultura Familiar de Upanema aconteceu por volta das 11 da manhã, aproveitando a participação maciça do povo que visitava as barracas, armadas desde as 04h30min da manhã.

A organização do evento ficou por conta do engenheiro agrônomo do PDHC, José Wilson Tavares e o Centro Terra Livre.O supervisor do Dom Helder, Caramuru Paiva analisou com muita satisfação o movimento, que para ele marca a libertação da agricultura contra os atravessadores. “Essas ações, fruto do investimento do Governo Federal, é o sinal de que se está investindo muito no social. A transformação dessas famílias irá refletir no desenvolvimento desse município, trazendo muitos outros frutos e conquistas”, adiantou Caramuru.

Ele aproveitou a presença do prefeito Jorge Luis, para pedir que continue buscando, junto ao governo Lula, investimentos para os setores populares. Além do prefeito estiveram ainda, o representante da Emater, Luis Jairo, Zuleide Gondim do Núcleo Sertão Verde, vereadores e secretários. Produtos da Juventude Rural foram vendidos na feira. Entre os vários produtos vendidos na Feira da Agricultura Familiar de Upanema estavam às hortaliças do projeto Juventude Rural, produzidos pelos jovens da zona rural, através de uma parceria entre o Projeto Dom Helder Câmara e a Petrobrás, com coordenação do Centro de Assessoria às Comunidades Rurais e Urbanas (CEACRU) e Centro de Apoio a Trabalhos e Iniciativas nas Áreas da Criança e do Adolescente (CEATICA).

A verdura produzida na comunidade rural de Piracicaba começa a mudar a vida dos jovens trabalhadores que encontraram no trabalho um jeito de se emancipar dos pais, podendo, no futuro caminhar com as próprias pernas e suprir suas próprias necessidades através do dinheiro conseguido com as vendas.

Com apenas 25% plantado, de uma área aproximada de 1.500 metros quadrados, o grupo de jovens começa a entender como funciona o processo produtivo de uma horta orgânica e de comercialização da produção por meio de negociação com pessoas da própria comunidade.O Projeto Juventude Rural foi escolhido junto à Petrobrás, através de seleção pública, concorrendo com mais de 400 outros projetos semelhantes em todo o Brasil. A criação do projeto se deu graças a uma construção participativa que envolveu as Organizações Não Governamentais (Ongs): Atos, Núcleo Sertão Verde, Centro Terra Viva, Centro Padre Pedro Neffes, Pedra de Abelha, Terra Livre, Ceapac, Fetarn, Diaconia, Coopervida, Ceacru e Ceática.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara