Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Comitiva do FIDA chega domingo no RN

Detalhes

Oeste - A governadora Wilma de Faria e o Governo Federal, através do Projeto Dom Helder Câmara/Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério do Desenvolvimento Agrário (PDHC), recepcionarão neste domingo, 18, uma comitiva de 20 representantes das Nações Unidas, responsáveis diretos pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). A visita acontecerá entre os dias de 18 e 21 deste mês.


A comitiva pousará em solos potiguares e será recepcionada no Aeroporto Augusto Severo, em Natal, pelo vice-governador, Iberê Ferreira; o diretor do PDHC, Expedito Rufino de Araújo; os secretários de Estado Canindé de França (SEARA), Fernando Antonio (SETHAS) e Larissa Rosado (SAPE); juntamente com o os integrantes do MDA no RN, Hugo Manso (delegado); Auricélio Costa (consultor da SDT) e Caramuru Paiva (supervisor no RN). A equipe anfitriã será completada pela deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro.


No dia 19, a comitiva se deslocará pela manhã para o Hotel Thermas, em Mossoró, com uma breve parada na cidade de Lajes quando conhecerão agricultores que trabalham com caprinocultura leiteira. No período da tarde vai conhecer a experiência com produção, beneficiamento, comercialização e vendas institucionais do mel produzido no Território Sertão do Apodi com o apoio do Projeto Dom Helder Câmara. O local definido para esta visita foi o assentamento Lage do Meio, no município de Apodi.


No dia seguinte, a comitiva começa novas visitas pela localidade de Sombras Grandes/Milagres, localizada no município de Caraúbas aonde conhecerá um projeto de produção agroecológica integrado a resolução dos problemas de água para o consumo humano, alfabetização, instalação de energia elétrica e construção de moradia. Esse projeto está concorrendo a um prêmio nacional de responsabilidade social.


Ainda em Caraúbas, os membros da Organização das Nações Unidas e os representantes dos Governos Federal e Estadual serão recebidos pelo prefeito Eugênio Alves da Silva, que oferecerá almoço com comidas típicas a base de caju, tradicionais no Território Sertão do Apodi. À tarde, a delegação visitará a comunidade Campo de Aviação, no município de Campo Grande quando conhecerão a tecnologia social de construção de barragens sucessivas e produção orgânica de frutas e hortaliças que são desenvolvidas pela família Araújo, através de Deroci, Neto e o sr. Zé Gondim.


Finalmente, na noite do dia 20, Vilma de Faria recepcionará o Fida e o Projeto Dom Helder Câmara no momento em que apresentará uma proposta de parceria para a área rural no valor de US$ 40 milhões, a ser firmada entre o Fida e o Governo do RN. “O Fida está planejando a atuação para os próximos anos. Portanto, a conversa iniciada pela governadora na visita anterior do presidente do Fida, dr. René Bagé, pode agora ter um desfecho positivo”, avalia Expedito Rufino, diretor do PDHC.

 

Fonte: Jornal de Fato

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara