Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Agricultura Familiar: Mais R$ 400 mil serão investidos

Detalhes

 

GAZETA DO OESTE

 

26 projetos atenderão agricultores de cinco municípios com investimento direto nas áreas rurais

 

Gazeta do Oeste – Mais de 120 pessoas, entre eles 30 técnicos de Entidades de Assessoria Técnica Permanente, Agricultores e Agricultoras e Mobilizadores Sociais, estiveram participando no Município de Apodi de uma capacitação em elaboração de Projetos FISP (Fundo de Investimento Social e Produtivo), FIA (Fundo de Incentivos Ambientais) UD (Unidade Demonstrativa), CA (Campos de Aprendizagem e Projeto ELO, promovida pelo Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, através do Componente de Produção e Comercialização).

 

O evento contou com a participação de representantes da Unidade Gerencial do PDHC, Fábio Santiago, Aparecida Azevedo e Luciana Peixoto e teve por objetivo incentivar o acesso, das Comunidades, e Assentamentos às linhas de investimento disponíveis para as famílias beneficiadas pelo PDHC no Território.

 

O encerramento da capacitação aconteceu às 16 horas de ontem com solenidade, conduzida pela Supervisora do PDHC/RN, Rosane Gurgel, onde 26 projetos das linhas FISP e UD foram assinados, beneficiando os Municípios de Apodi, Caraúbas, Upanema, Campo Grande e Governador Dix-Sept Rosado, através de Investimentos que ultrapassam 400 mil reais.

 

Para o Município de Apodi, foram assinados sete projetos atendendo as famílias das áreas de Bamburrau (Projeto de Irrigação), Nova Descoberta (Projeto de irrigação), Milagres (projetos de caprinocultura, construção de adutora para os lotes e construção de um centro comunitário), Água Fria (projeto de irrigação) e Queimadas (reforma de residências das famílias).

 

Para Governador, foram assinados três projetos para as áreas de Santo Antonio (caprinocultura e construção da sede comunitária) e Saboeiro (caprinocultura). Para Caraúbas, cinco projetos serão assinados beneficiando as áreas de Ursulina (galinha caipira, caprinocultura e construção de sede da associação); Cacimba do Meio (Construção de barragem subterrânea), Boágua III (Construção de um centro comunitário) e Santa Agostinha (Criação de galinha caipira).

 

Para Upanema foram assinados oito projetos destinados às áreas de Vertente e Cabano (Construção da sede Comunitária), Vila Paraibana (ovinocultura), Piracicaba (ovinocultura, criação de caprino de corte e abelha jandaira), Santa Maria e Várzea (Criação de galinha caipira), Tapera e Umari (Unidade de corte e costura e criação de galinha caipira). Já para o Município de Campo Grande dois projetos irão beneficiar a Comunidade de Bom Jesus, com investimentos em avicultura para postura e criação de ovinos.

 

Além de Rosana a mesa foi composta pelo  delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hugo Manso, o Superintendente do Incra, Paulo Sidney, Vice-Prefeito de Campo, Caramuru Paiva, o Vice-Prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana, o Vice-Prefeito de Governador, Expedito Paulo além de representantes de Organizações Não Governamentais e entidades ligadas à área rural.

 

“Esses investimentos terão impacto direto na vida de cerca de 500 famílias contribuindo para a geração de renda, acesso a cidadania e, sobretudo para o fortalecimento da agricultura familiar.” Rosane Gurgel Supervisora do PDHC.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara