Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Entidades definem lançamento do Projeto Juventude Rural

Detalhes

A coordenação do projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e o Centro de Assessoria às Comunidades Rurais e Urbanas (CEACRU) se reuniram ontem de manhã com a direção da Petrobras, para definir os últimos preparativos para o lançamento do Projeto Juventude Cidadã, que contemplará 36 comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária de 10 municípios do Território Sertão do Apodi, atingindo um público de 720 jovens.


O projeto no valor de R$ 600 mil é financiado pelo Projeto Dom Helder Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fida, Organização das Nações Unidas (ONU) e a Petrobras, tendo sido originada de uma construção participativa que envolveu as ONGs Atos, Núcleo Sertão Verde, Centro Terra Viva, Centro Padre Pedro Neffes, Pedra de Abelha, Terra Livre, Ceapac, Fetarn, Diaconia, Coopervida, Ceacru e Ceática.


Na reunião ficou definido que o lançamento acontecerá no próximo dia 10 de maio no município de Governador Dix-sept Rosado, com a realização de um megaevento para mais de 500 convidados. A estrutura será montada na praça de eventos, com palco, barracas, assentos para todos os convidados e uma feira de artesanato e produtos naturais trazida dos municípios contemplados.


Entre os convidados está o diretor da Petrobras, Fernando Lima, assim como lideranças dos dez municípios, prefeitos, vereadores e parlamentares da bancada estadual. Dentro do evento serão realizadas várias apresentações culturais de danças, teatro e a presença do poeta popular pernambucano Antonio Marinho, que vem de Pajeú especialmente para o lançamento do Projeto Juventude Rural.


Segundo o coordenador do Projeto Dom Helder Câmara, Caramuru Paiva, o evento será todo apresentado pelos jovens das comunidades que já começaram a receber o trabalho do projeto. "Nosso intuito é provar que a nossa região está preparada para receber investimentos desse porte, e nossos jovens prontos para participar do desenvolvimento desse território, que clama acima de tudo por oportunidades", argumenta.


Para o lançamento serão confeccionadas camisetas e bonés com a logomarca do projeto e das parceiras, placas explicativas em cada região especificando os valores gastos em cada setor. "Nosso trabalho é muito transparente, por isso fazemos questão de sempre realizar essa prestação de contas com as comunidades e juventude", disse Eduardo Morais.


Eduardo adiantou ainda que já foram definidas as atividades para os próximos dois meses. "A princípio, teremos uma capacitação teórico-metodológica da equipe técnica, realização de visitas nos locais onde serão desenvolvidos os trabalhos. Nosso objetivo é adiantar o quanto antes a execução das atividades para definir o plano de metas", argumentou Eduardo.

 

Fonte: Jornal de Fato

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara