Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Equipe do Globo Rural Produz matéria no Sertão do Apodi

Detalhes

001Com o objetivo de produzir uma reportagem sobre o funcionamento do sistema de Bioágua Familiar, a equipe do Globo Rural esteve, entre 18 a 21 de abril, no Território Sertão do Apodi-RN. Composta por Helen Martins (reporter/apresentadora), Francisco Maffezoli Junior (repórter cinematográfico) e Bezuíne (Operador de áudio); a equipe queria saber mais sobre o sistema que tem por objetivo o tratamento de água cinza para reuso na produção de alimentos.

 

As quatro unidades visitadas pelos repórteres no município foram desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Camara – PDHC/SDT/MDA/FIDA com a Assessoria Técnica da ONG ATOS(Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável) e o acompanhamento da UFERSA(Universidade Federal Rural do Semiárido).

 

002Durante as gravações a equipe entrevistou Wlisses Dantas dos Santos, agricultor experimentador que acompanha os bioáguas há três anos, e explicou o passo a passo do tratamento e reuso da água. O sistema de Bioágua inclui unidades para coleta das águas servidas geradas no tanque, máquina de lavar roupa, pia de cozinha, chuveiro e lavatório, sendo o sistema constituído, basicamente, de tubulações conectadas aos referidos aparelhos e a uma caixa de passagem, localizada externamente à residência.

 

Desde os pontos de geração das águas cinza na residência até o tanque de água cinza tratada, o escoamento ocorre por gravidade. A partir do tanque de água cinza tratada, esta é bombeada para irrigação por gotejamento e sistema tipo “xique-xique”, visando a produção de alimentos.

 

003A equipe ouviu ainda a professora Solange Dombrosky (UFERSA), que falou sobre o estudo, objetivos e dos resultados; os quais mostram que as hortaliças e fruteiras produzidas estão dentro dos padrões para o consumo humano de acordo com os parâmetros da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Dando prosseguimento a produção da matéria, a equipe seguiu para a unidade familiar de Sebastião Braga de Brito/Gerusa Braga de Brito, para acompanhar o passo a passo na implantação de um Bioágua e o dia a dia da família que o utilizaria, com enfoque nas várias atividades cotidianas do agricultor familiar no semiárido do Nordeste.

 

004Durante a construção do Bioágua, a equipe entrevistou a família, Luís Monteiro (Técnico da ATOS) e Fábio dos Santos Santiago (Coordenador Técnico do Projeto Dom Helder Camara), os quais falaram de como se dá todo o processo de funcionamento do sistema de tratamento.

 

Fabio Santiago destacou ainda a importância do reuso da água e dos benefícios para a família através da produção de alimentos e para o meio ambiente; já que a água cinza quando não tratada é depositada diretamente no meio ambiente e pode causar danos.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara